I Simpósio Ibero-americano de Mestrado e Doutorado em Inteligência Artificial

November 11-12, 2021

A edição de 2021 ocorrerá virtualmente devido à situação da Covid-19

PROGRAMA         PROCCEDINGS             PRÉMIOS  SIMDIA’2021

Spanish                       English              Portugues


No âmbito da XVII edição da Conferência Ibero-americana de Inteligência Artificial, será realizado como atividade preliminar o primeiro Simpósio Ibero-Americano de Mestrado e Doutorado em Inteligência Artificial (SIMDIA’2021), que terá como objetivo ser um espaço de socialização, apresentação e discussão de trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado nas diferentes temáticas em torno da Inteligência Artificial (IA).

O Simpósio consiste na apresentação de trabalhos de investigação desenvolvidos por alunos de pós-graduação (Mestrado / Doutoramento) com (i) uma contribuição significativa para o conhecimento ou (ii) apresentação de experiências inovadoras nas diferentes áreas da IA. Os trabalhos inscritos passarão por avaliação por pares e e somente os aceitos no processo de avaliação serão apresentados. Existe uma comissão científica composta por investigadores das diferentes áreas de IA e com o apoio das diferentes sociedades que integram a IBERAMIA.

Os trabalhos selecionados terão um tempo de 15 minutos de apresentação e 10 minutos de perguntas. De acordo com o resultado da seleção, haverá salas especializadas por áreas (tracks). Os artigos podem ser submetidos e apresentados em inglês, espanhol ou português.
Além das apresentações dos trabalhos selecionados, haverá algumas conferências plenárias no âmbito do Simpósio.

Os trabalhos a serem apresentados enquadram-se nas seguintes áreas de investigação:

• Knowledge Engineering, Knowledge Representation and Reasoning under Uncertainty
• Agent technology and Multi-Agent Systems. Argumentation.
• Planning and Scheduling. Heuristics and Metaheuristics. Robotics.
• Computational Intelligence & Soft Computing. Cognitive Modeling, Cognitive Systems
• Natural Language Processing. Computer vision, Pattern recognition
• AI in Education, Affective Computing and Human-Computer Interaction.
• Machine Learning and Deep Learning. Big Data, Knowledge Discovery, Data Mining
• Ambient intelligence. AI of Things. Humans and AI, Human-Aware AI.
• Game Theory and Interactive Entertainment. AI and the Web, Computational Sustainability and AI.

Podem ser inscritos trabalhos de pesquisa relacionados a Teses de Doutorado ou Projetos Finais de Mestrado já apresentados ou em fase de realização. No primeiro caso, eles devem ter sido enviados após 1º de janeiro de 2018.

Guia para autores

Os artigos enviados devem ter entre 3 e 5 páginas e devem refletir o progresso com um certo grau de maturidade. Devem identificar claramente qual é a contribuição esperada, contrastando com outros trabalhos anteriores e com a metodologia proposta. Quando julgar pertinente, apresentar os resultados obtidos. Devem indicar o status da Tese e principais conclusões.
A submissão que os alunos devem fazer para o simpósio de mestrado e doutorado consiste em dois elementos:

  1. Uma carta de recomendação do tutor do aluno. A carta deverá ser enviada por correio diretamente para as chairs do Simpósio, respectivamente: simdia.maestria@iberamia.org , simdia.doctorado@iberamia.org. A carta de recomendação deve incluir a situação atual da pesquisa, bem como a data prevista para a conclusão da pesquisa e realização da defensa.
  2. Um artigo que descreve a investigação. O autor do artigo deve ser apenas o aluno e, se desejar, o tutor. O comprimento do artigo será de 5 páginas no máximo (mais 2 páginas são permitidas para referências) e deve conter claramente definido:

a) O problema a ser resolvido na investigação; a razão pela qual o problema é importante. Além disso, deve ficar claro quais são as pesquisas anteriores que o apóiam. No caso do doutorado: porque o problema a ser resolvido é inovador e mostra que ainda não foi resolvido.
b) Os objetivos ou hipóteses da investigação.
c) Contribuições esperadas da pesquisa, incluindo uma discussão de trabalhos relacionados.
d) Como os alunos planejam avaliar os resultados e apresentar as evidências desses resultados para a comunidade (divulgação).
e) Uma descrição dos resultados esperados ou já alcançados, bem como futuras linhas de trabalho.

No caso de uma investigação preliminar, o artigo deve ter no máximo 3 páginas (permitindo 1 página adicional para referências) e deve incluir todos os itens indicados acima de (a) – (d) e não incluir (e).
Os artigos podem ser escritos em inglês, espanhol ou português e devem seguir o formato Springer LNCS (http://www.springer.com/gp/computer-science/lncs/conference-proceedings-guidelines). Os artigos serão enviados em formato pdf para EasyChair (registro prévio):

As versões aceitas e apresentadas serão publicadas digitalmente, além de receberem certificado de participação dos expositores.

Os artigos melhor avaliados (best paper award) serão convidados a publicar uma versão estendida na revista Inteligencia Artificial (revista de acesso aberto editada pela IBERAMIA e indexada no Scopus, Scimago e Emerging Souces Citation Index), bem como em outras revistas especializadas a ser definidas. Serão respeitadas as condições específicas de idioma e formato das revistas selecionadas.

Adicionalmente, será concedido um convite (bolsa- inscrição) para a 17th Iberoamerican Conference on Artificial Intelligence (Iberamia’2022) para apresentação do trabalho.

Responsável pela Organização e Seleção de Trabalhos.

Inscrições para participar do Simpósio e apresentar trabalhos: Grátis

Datas:

  • Envio de artigos: September, 30, 2021     5-julho a 13-setembro de 2021
  • Notificação: 18-outubro de 2021
  • Simposio: 11-novembro de 2021